Os incêndios na Califórnia já obrigaram milhares de pessoas a fugir das suas casas, deixando várias desalojadas, entre elas algumas celebridades.
O balanço mais recente dá conta de que cinco pessoas foram detidas por causar pequenos incêndios nesta altura crítica na região de Los Angeles.
Os múltiplos incêndios que assolam a cidade já causaram a morte de 25 pessoas, entre elas a atriz Dalyce Curry e o ator Rory Callum Sykes, com mais de 16.100 hectares ardidos, 7.000 estruturas destruídas e a retirada de mais de 150.000 pessoas das suas casas desde o dia 7 de janeiro.
De acordo com a imprensa internacional, os atores Mel Gibson, Anthony Hopkins, Milo Ventimiglia, Cameron Mathison, Billy Crystal, as estrelas do reality show 'The Hills' Spencer Pratt e Heidi Montag, os atores Leighton Meester e Adam Brody, a apresentadora Ricki Lake e a mãe da atriz Jennifer Grey perderam as suas casas.
Jeff Bridges perdeu a casa dos pais que herdou com os irmãos, enquanto Mandy Moore ficou com a casa parcialmente destruída e, atualmente, não é possível lá viver, estando a passar esta temporada na casa da também atriz Hilary Duff.
Já Paris Hilton e Diane Warren ficaram sem as propriedades de férias. E outros famosos viram as suas residências serem evacuadas.
É o caso de Ben Affleck, Tom Hanks, Reese Witherspoon, Eugene Levy, Mark Hamill, Jennifer Love Hewitt, e os filhos de Travis Barker, Alabama e Landon Barker.
Perante a enorme devastação, vários também foram os famosos que quiseram ajudar, quer fosse através de doações de roupa, bens ou dinheiro, adoção de animais ou de ajuda direta no terreno.
Angelina Jolie e os filhos estiveram a ajudar a equipa do World Central Kitchen, enquanto o músico Dave Grohl passou o aniversário a cozinhar para as vítimas com a organização sem fins lucrativos Feed the Streets.
Dave Grohl spent his birthday yesterday cooking meals with Feed The Streets LA for displaced families and inmate firefighters pic.twitter.com/34tizoiBHH
— Wu Tang is for the Children (@WUTangKids) January 15, 2025
Fergie agradeceu pessoalmente aos bombeiros, com quem tirou fotografias, e Paris Hilton esteve no terreno a ajudar a Baby2Baby e a Pasadena Humane, onde adotou um cão que os donos não podiam cuidar.
Beyoncé doou 2,5 milhões de dólares (quase 2,5 milhões de euros) para um Fundo de Assistência aos Incêndios de Los Angeles, e Gwyneth Paltrow doou mais de dois milhões, através da sua empresa Goop, em produtos para as organizações beneficentes, incluindo a Baby2Baby, Altadena Girls e várias instituições de caridade locais.
Taylor Swift revelou o nome das várias organizações para as quais fez um donativo, sem revelar quantias. Enquanto Jennifer Lopez doou "inúmeras" peças de roupa às vítimas. Também o príncipe Harry e Meghan Markle, que adiou a estreia da sua série por causa dos incêndios, ajudaram através de doações de dinheiro, roupas, e artigos para crianças, tendo também sido vistos no terreno.
Leia Também: "Amigos numa situação complicada". Diogo Morgado fala sobre incêndios