A par de ‘Tieta’ e ‘Gabriela’, ‘Roque Santeiro’ foi uma telenovela brasileira que fez sucesso não só no Brasil, como também neste lado do Atlântico.
Na semana em que se celebra o 30º aniversário da estreia da trama, o Ego, da Globo, conversou com um dos principais protagonistas e um dos atores brasileiros mais reconhecidos em Portugal.
“Trinta anos? Caramba… que saudade”. Foi desta forma que Lima Duarte comentou as três décadas que já passaram desde que ‘Roque Santeiro’ estreou. No Brasil, a novela foi exibida entre 1985 e 1986. Em Portugal passou na televisão em 1987.
Recordando aqueles tempos longínquos, Lima Duarte sublinhou o facto de a novela, apesar de ter sido gravada há 30 anos, “continuar atual, com todos estes escândalos que temos visto como um poder mal executado, golpes, interesses escusos”.
“É incrível”, acrescentou o ator que deu vida a 'Sinhozinho Malta'.
Além de Lima Duarte, também José Wilker (morreu em abril do ano passado), Regina Duarte e Ary Fontoura fizeram parte do elenco.
A história de ‘Roque Santeiro’ girava à volta do mito de um jovem escultor (Roque Santeiro) que se tornou santo depois de ter morrido para defender a sua cidade. No entanto, o jovem não estava afinal morto e, 17 anos depois, quis voltar à sua cidade e acabar com o mito e o negócio que havia sido criado com a sua suposta morte.