Já sabemos que ingerir sumos de fruta e à base de vegetais faz bem, mas há um alimento em particular que combate ativamente a acumulação de gordura na área abdominal.
O sumo de tomate está a ser glorificado, por muitos nutricionistas, como uma bebida milagrosa quando o assunto é perder peso.
De acordo com um estudo, publicado no periódico Nutrition, beber cerca de 280 mililitros deste sumo por dia contribuiu para a perda de mais 50% de gordura corporal, durante um período de oito semanas, comparativamente a quem não o consumiu.
Mais ainda, os participantes perderam em média um quilograma e viram uma diminuição nos seus níveis de colesterol.
Num comunicado dirigido à comunicação social, os investigadores disseram: “Estes resultados demonstram que o sumo de tomate reduz o perímetro abdominal, assim como os índices de colesterol e os níveis de inflamação”.
Uma investigação posterior descobriu ainda que esta bebida tem a capacidade de reduzir o stress oxidativo em indivíduos com excesso de peso, de melhorar a saúde do organismo em geral e de prevenir o aparecimento de patologias relacionadas com a obesidade.
Mas porquê é que esta fruta potencia a perda de peso?
O sumo de tomate contem níveis elevados de lipoceno, um antioxidante que aumenta naturalmente a produção, em 25%, no organismo, da hormona adiponectina, responsável por acelerar o metabolismo humano.
A nutricionista Shona Wilkinson, explica: “O tomate tem relativamente poucas calorias e hidratos de carbono, e em contrapartida é rico em água”.
E acrescenta: “Ajuda também a regular os níveis de açúcar no sangue, comparativamente a outras frutas ou sumos naturais, contribuindo ainda para uma maior sensação de saciedade. E os minerais e nutrientes que contém ajudam a regular o organismo e aumentam a celeridade do metabolismo”.
Contudo, Wilkinson avisa: “Apenas adicionar o tomate à sua dieta e manter um regime alimentar pouco saudável, rico em gorduras e açúcares, não é e nunca será o suficiente para que perca peso – a solução é ‘chata’, mas eficaz e trata-se de fazer escolhas equilibradas e variadas”.