Pode ser óbvio para alguns mas, em certos casos, a dúvida persiste. Este fruto, rico em gorduras saturadas e ideal para completar saladas, smoothies ou mesmo para barrar no pão, deve ser guardado à temperatura ambiente (idealmente a 20ºC) a não ser que tenha em casa uma dose demasiado grande e queira evitar que amadureçam todos ao mesmo tempo – aí sim, deve guardar o fruto no frigorífico, pois as baixas temperaturas impedem que o abacate amadureça.
Mas o processo natural será à temperatura ambiente, que deve garantir pelo menos nos primeiros dias após ser colhido. Como explica o nutricionista Hawkins, ao jornal Metro, os abacates são semelhantes às bananas no sentido em que, após serem colhidos das árvores, produzem etileno, componente responsável pelo amadurecimento da fruta. Ao colocá-la em ambiente demasiado frio, impede esta produção, logo, a fruta demora bastante mais tempo a chegar ao ponto ideal para ser comido.
Se os comprar demasiado maduros e quiser acelerar o processo, guarde-os num saco de papel, aconselha Hawkins. Assim, o gás emitido pelo etileno vai se concentrar e acelerar o amadurecimento. Se juntar uma banana dentro do mesmo saco, ainda mais rápidos será o processo.