Dia Mundial do Gato: Cinco coisas que ainda não sabe sobre estes felinos

O dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
08/08/2018 14:00 ‧ 08/08/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Miau

O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa aos animais, para proteger os gatos de perseguições e para promover as adoções de felinos.

Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que este faz o que lhe apetece e é mimado pelos donos e vizinhos constantemente.

Mas será que sabe tudo o que há para saber sobre o seu melhor amigo felino?

A saber, cinco coisas que - provavelmente - ainda não sabe sobre o seu amigo felino:

1 - Cientistas ainda não sabem exatamente de onde vem o ronronar

Alguns acreditam que o ronrom tem origem no sistema cardiovascular, ao invés de na garganta. E se esse som geralmente significa que estão satisfeitos, também pode ser um indicador de dor.

2 -  São capazes de ronronar continuamente enquanto inalam e exalam o ar

Começam a ter esse controle a partir de uma semana de vida.

3 - Nós apertamos as mãos, eles roçam os narizes, mas só às vezes...

Nariz com nariz, é um tipo de cumprimento entre gatos, porém é de facto bastante incomum. Já que os coloca numa posição vulnerável. Somente os gatos que se conhecem bem se sentem seguros o suficiente para o fazer - o ato caraterístico ajuda a confirmar o reconhecimento visual.

4 - Sim, são mesmo manipuladores

Os gatos podem adaptar os seus sons vocais para demonstrarem o nível de suas necessidades. Por exemplo, se querem comida, podem tornar o seu miado mais sofrido, elevado e urgente. Alguns cientistas afirmam que em termos evolutivos o miar dos gatos se adaptou de forma a assemelhar-se ao choro dos bebés humanos, de modo a suscitar mais simpatia e uma reação mais imediata dos donos. 

5 - Conseguem sentir terramotos

As almofadas dos pés dos gatos são extremamente sensíveis, e alguns destes animais comportam-se de maneira estranha pouco antes de um terremoto ocorrer. Embora não seja uma teoria comprovada, alguns cientistas acreditam que os gatos podem detetar as vibrações da terra através das almofadas dos pés. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas