Vários estudos já comprovaram que o alho ajuda a combater o risco de desenvolvimento de cancro, assim como a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.
Apesar das virtudes, muitos concordam, no entanto, que o alho deixa o hálito com um aroma bastante desagradável, até 24 horas!
Consequentemente, duas investigadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, decidiram investigar a melhor forma de acabar com o problema.
De acordo com a BBC News, Rita Mirondo e Sheryl Barringer começaram a sua pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis - derivados do enxofre - associados ao hálito do alho. São eles o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfeto de metil-alilo e o sulfeto de metil-alilo.
Para combatê-los, as pesquisadoras testaram chá verde, folhas de hortelã, maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.
Numa primeira experiência, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Depois ingeriram alguns daqueles remédios naturais.
O super-poder da hortelã
As investigadoras concluíram que para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada funciona melhor do que mastigar hortelã.
A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface também crua e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.
"As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e ao alface", explica o estudo.