Ser alérgico ao próprio suor. É possível?

Se já sentiu uma comichão intensa após um treino que o fez soar muito, talvez a questão já lhe tenha passado pela cabeça.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
30/08/2018 11:30 ‧ 30/08/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Suor

Antes que vá ao Dr. Google confirmar: não, o próprio suor não gera alergia ao ser humano, mas há um motivo por que se gera a referida comichão. Como explica o The Cut, “pode ser uma reação iniciada pelo suor”.

Uma possível razão para que tal aconteça é o uso de certos desodorizantes enquanto treina. O corpo pode não reagir bem a alguns dos químicos que o compõem mas a que o indivíduo apenas se dá conta quando o corpo liberta suor e reage.

Outro hábito que lhe pode estar a fazer sentir alguma ‘alergia’ ao suor, é o de ficar com a roupa de treino vestida após o treino, mantendo assim o suor junto ao corpo. Ora, tal leva a que o suor ‘levede’, graças ao ambiente quente propício ao crescimento de bactérias, o que não tem um efeito positivo no corpo. Este deve ser um hábito evitado, já que o mais aconselhável será tomar duche assim que o corpo arrefeça.

Por último, e como explica a dermatologista Nagler, “é possível que a sua pele seja sensível ao próprio exercício. Às vezes as pessoas sentem urticária quando treino. Um sinal de que este pode ser o seu caso é se, após coçar-se, fica com marcas vermelhas na pele”. O que causa tal reação é bastante variável e não é algo que se sinta por toda a vida mas, normalmente, apenas durante um período. Em todo o caso, não é motivo de grande preocupação, garante a especialista: “pode transpirar à vontade”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas