Os produtos lácteos não são a única fonte alimentar que disponibiliza esse nutriente, apesar da forte associação que ainda permanece.
Eis cinco alimentos que pode incluir no seu regime alimentar de modo a aumentar os níveis de cálcio no seu organismo, promovendo a manutenção de ossos e de dentes mais fortes e saudáveis, entre outros benefícios.
1. Vegetais
Muitos vegetais estão repletos de cálcio, particularmente os que se caraterizam por uma cor verde mais escura.
Por exemplo, uma única tigela de brócolos pode conter até 180 miligramas de cálcio, o que equivale a 18% da dose diária recomendada. Já a couve cozida inclui 94 miligramas daquele nutriente.
2. Tofu
Popularmente conhecido por ser uma fonte de proteína vegan, metade de uma tigela de tofu contém 861 miligramas de cálcio. Feito a partir de coalhada de soja, apresenta ainda um baixo teor calórico e não tem glúten.
3. Peixe
Cerca de 100 gramas de sardinhas fornecem cerca de 370 miligramas da substância.
Registam-se valores semelhantes para o consumo de salmão – surpreendentemente o salmão em lata apresenta em média mais cálcio por conter espinhas.
4. Laranjas
“Comer apenas uma laranja fornece mais de 70 miligramas de cálcio ao organismo, garantindo que consome cerca de 6% da dose diária recomendada, para além de ingerir vitamina C, e tudo isto em apenas um snack”, explica nutricionista Frida Harju-Westman, em declarações à publicação Medical Daily.
Contudo deverá dar preferência à fruta em si, ao invés de ingerir sumos, que por sua vez contêm índices menores daquele nutriente, cerca de 27 miligramas.
5. Amêndoas
Para além de conterem doses ideais de proteína, vitamina E, potássio, magnésio e manganês, as amêndoas têm ainda um alto teor de cálcio comparativamente a outros frutos secos de casca dura.
Uma única porção de amêndoas (aproximadamente 22 unidades) equivale a 8% da dose diária recomendada.