O principal objetivo do Congresso passa por promover o debate, junto da classe médica, sobre as novas evidências na prevenção, avaliação e tratamento e incentivar a investigação clínica na área da doença vascular cerebral.
Segundo Luísa Fonseca, coordenadora do NEDVC, “nesta edição serão abordados temas atuais e de extrema importância, tais como a doença vascular cerebral silenciosa, a doença carotídea assintomática, AVC no perioperatório, ou as novas evidências da terapêutica para a diabetes no risco vascular”.
No entanto, destaca a internista, “os temas centrais de debate serão o a dupla antiagregação e a terapêutica endovascular no AVC agudo, assim como as causas menos comuns de AVC, em que serão abordadas as doenças hereditárias do metabolismo, as vasculites, o enfarte medular e a doença de Moyamoya". Salienta ainda a sessão sobre AVC hemorrágico, “em que serão abordados os critérios de qualidade no tratamento de hemorragia intracraniana”.
Um dos grandes focos desta iniciativa será a entrega dos prémios que elegem os melhores trabalhos de investigação e de inovação e dinamismo, todos realizados no âmbito do estudo do AVC. Cada um dos três vencedores terá direito a um estágio de 3 meses num centro de referência europeu na área da doença vascular cerebral, nomeadamente em Oxford, Madrid ou Barcelona.
Durante a tarde do dia 24 de novembro irão ainda decorrer os cursos pós-congresso, que vão estar organizados pelos seguintes temas: trombólise e trombectomia; neuroimagem no AVC; causas raras de AVC e sintomas comuns de AVC raros; e como abordar o acidente isquémico transitório.
Conheça aqui o programa do Congresso e efetue a sua inscrição.