Cinco sintomas de cancro na pele que não pode ignorar
Quando as células normais da pele envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (ADN), tornam-se células de cancro.
© iStock
Lifestyle Doença
Relativamente ao cancro da pele, o melanoma é composto por melanocitos malignos, e são tumores frequentemente castanhos ou pretos. O Melanoma é o tipo de cancro de pele mais perigoso, por apresentar maior capacidade de metastização, espalhando-se com facilidade pelas veias sanguíneas e linfáticas presentes na derme a outras partes do corpo, segundo dados divulgados na página online da rede de hospitais privados CUF.
Em Portugal surgem, anualmente, cerca de 700 novos casos de melanoma maligno.
Se no início do século XX o melanoma era considerado raro, atualmente a sua incidência tem aumentado em 4-8% por ano.
Os fatores que propiciam o aparecimento de cancro da pele incluem exposição excessiva ao sol, a cor da pele, sardas e a existência de um histórico familiar da doença.
Eis cinco sinais deste tipo de tumor para os quais deve permanecer em estado de alerta:
1. Caroço rosa ou esbranquiçado
O carcinoma basocelular aparece geralmente na forma de um pequeno caroço de coloração rosada ou branca, com uma aparência translúcida. Pode também ter um aspeto avermelhado.
O caroço torna-se maior com o passar do tempo, formando-se por vezes uma crosta e ocorrendo sangramento.
2. Caroço duro de tom rosa coberto por uma crosta dura
O carcinoma de células escamosas surge inicialmente como um pequeno caroço firme coberto igualmente por uma crosta bem sólida. Este caroço tem tendência em transformar-se numa úlcera.
3. Uma borbulha ou ferimento que não cura
Borbulhas e pequenos ferimentos são ocorrências comuns. Porém, se tem algum destes elementos na pele que teima em não sarar dentro de quatro semanas, vale então a pena consultar um médico.
4. Manchas vermelhas na pele
Estas manchas poderão também provocar comichão, tal poderá ocorrer devido a causas não cancerígenas mas mais vale prevenir e realizar os exames médicos necessários.
5. Um sinal novo ou mudança na aparência de um sinal antigo
O primeiro sintoma de um melanoma é frequentemente o aparecimento de um novo sinal ou a ocorrência de mudanças num que já existia previamente.
Os sinais ditos normais são geralmente redondos ou ovais, com uma aresta suave e não têm mais de seis milímetros de diâmetro.
Caraterísticas fora do comum às quais deve estar atento num sinal:
- Aumento de tamanho;
- Alteração da forma;
- Alteração da cor;
- Sangramento ou formação de crosta;
- Comichão ou dor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com