As enxaquecas afetam uma em cada sete pessoas. O ritmo de vida atual extremamente acelerado e o aumento da exposição a ecrãs, quer no trabalho quer nos tempos livres, estão a tornar este problema de saúde cada vez mais recorrente.
Os indivíduos afetados experienciam dores de cabeça latejantes, sentidas à frente ou nos lados do crânio.
Outros sintomas incluem, a perda gradual de visão, sensibilidade à luz ou ao barulho ou vómitos, e podem durar até 72 horas.
As enxaquecas afetam cerca de 20% das mulheres e 6% dos homens. E apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecer o problemas como uma das condições de saúde crónicas mais debilitantes, é ainda pouco o conhecimento existente sobre o problema e sobre os métodos eficazes para lidar com a doença.
A médica neurologista britânica Clara Morrison, explicou em declarações à publicação Daily Star seis métodos naturais para aliviar as enxaquecas:
1. Descanse num quarto escuro
O stress é um dos principais elementos que provoca esse tipo de dor lancinante e se estiver a experienciar um desses momentos poderá estar extremamente sensível à luz ou ao barulho. Tente descansar num espaço escuro, sente-se ou deite-se, feche os olhos e procure relaxar as costas, o pescoço e os ombros.
2. Consuma cafeína
Atenção, dependendo do individuo a cafeína pode ajudar a aliviar ou intensificar a enxaqueca.
Frequentemente a cafeína ajuda a brandear a tensão dos músculos e os sintomas de dor, acelerando inclusive o efeito de fármacos para tratar a enxaqueca. Entenda como o seu corpo reage à substância.
3. Tente fazer uma massagem
A massagem pode relaxar os músculos e todo o corpo, incluindo a mente. Peça a alguém que lhe massaje a cabeça, pescoço e os ombros.
4. Aplique compressas quentes e frias
O calor e o frio aliviam muitas vezes a dor e a tensão.
5. Experimente a técnica de acupressão
Trata-se de um tipo de massagem localizada, conhecida por aliviar a dor e o stress provocado pelas enxaquecas quase instantaneamente.
Coloque os polegares perto da base do crânio, encontre as depressões em ambos os lados onde a sua cabeça encontra o pescoço, de seguida pressione e vá massajando com movimentos circulares até que sinta menos pressão.
6. Exercite o pescoço
Este tipo de exercício pode aliviar a enxaqueca provocada por se estar quase sempre com a cabeça na mesma posição (o que acontece por exemplo, durante o trabalho ou quando está a usar o computador).
Mova simplesmente o pescoço/crânio de um lado para o outro e de frente para trás.