Sobrou comida da Ceia? Não guarde os restos em papel de alumínio
Se está a planear guardar os restos do jantar da Consoada ou do almoço de Natal em papel de alumínio, então pense outra vez...
© iStock
Lifestyle A ciência explica
É verdade que os restos de Natal – do peru, do bacalhau ou do polvo – são para muitos de nós o melhor destas festividades.
Mas se está a planear armazenar o que restou das refeições em papel de alumínio, não o faça por favor!
Cobrir a comida com papel de alumínio não sela por completo os alimentos e permite a entrada de ar, o que por sua vez propicia a propagação e sobrevivência de bactérias.
Em declarações ao portal MSN, a dietista Lindsay Malone, médica na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, explicou: “Quando o ar está presente, permite que as bactérias se desenvolvam e cresçam mais rapidamente, como tal é importante que escolha os recipientes adequados e guarde a comida apropriadamente. Se não os alimentos não se conservam”.
Em vez de usar papel de alumínio, Malone sugere que utilize recipientes herméticos pouco profundos, já que aceleram o processo de refrigeração, e mantêm as bactérias afastadas da comida.
A dietista recomenda ainda que coloque os alimentos no frigorífico num período máximo de duas horas antes que as bactérias tenham tempo para se acumularem.
“Se sobraram muitos restos de comida, a coisa mais acertada a fazer será colocar uma porção no frigorífico, e depois colocar outras porções em recipientes herméticos e guardá-los no congelador”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com