Trata-se de um eletrodoméstico presente em quase todos os lares e cozinhas, que facilita a preparação de refeições e permite o aquecimento ou descongelamento rápido dos alimentos.
Porém, quando chega o momento de limpar o microondas surgem os ‘problemas’ e as dúvidas… Afinal, qual é a melhor forma de o fazer? Uso o lado amarelo da esponja? Posso passar um produto forte? Há risco de contaminar meus alimentos?
Os restos de comida no aparelho contribuem para a proliferação de bactérias, como tal os micro-ondas devem ser limpos com bastante frequência, tal como a louça que usa.
Para facilitar essa tarefa a Globo divulgou cinco dicas simples – Boas limpezas!
1. Limpeza de rotina
Limpe sempre o micro-ondas após o uso com um pano humedecido com água e detergente normal. Seque com papel de cozinha para não danificar as funcionalidades nem enferrujar.
2. Limpar e tirar o cheiro
Encha uma xícara com água e acrescente duas colheres de sopa de vinagre. Coloque por três minutos no micro-ondas e, mesmo depois de apitar, deixe a mistura a repousar lá dentro por mais dois minutos. Durante esse tempo a água com vinagre evapora-se dentro do aparelho amolecendo a sujidade e absorvendo o cheiro. Passe um pano ou a esponja com o lado amarelo e depois seque com papel.
3. Desincrustar sujidade acumulada
Coloque num pires rodelas de limão com um pouco de água no fundo. O princípio é o mesmo do vinagre, mas a acidez e o poder de limpeza do limão é maior. Ligue o micro-ondas por um minuto (não mais que isso) e ao apitar deixe mais alguns instantes lá dentro. Retire o prato do micro-ondas e lave o interior do aparelho com a esponja.
4. Desinfetar por dentro e tirar o cheiro
Outra solução para tirar odores do micro-ondas é molhar um pano com água e polvilhar em cima bicarbonato de sódio. De seguida use esse pano para limpar normalmente. O bicarbonato é ótimo para remover odores e também possíveis bactérias. Deixe a porta do aparelho aberta por alguns minutos e seque com um pano seco ou papel de cozinha.
5. Limpar o micro-ondas exteriormente
Tirar o pó e limpar o aparelho por fora também é importante. Mas a mesma regra vale para o exterior do aparelho: nada de produtos abrasivos e secar sempre logo após a limpeza. Se o seu aparelho é antigo e tem detalhes e/ou botões, use uma escova de dentes para alcançar os cantos mais difíceis.