As mulheres que dão à luz em hospitais no período noturno apresentam uma probabilidade 20% maior de sofrerem complicações no parto, revela uma pesquisa alarmante.
Adicionalmente, os partos que ocorrem em épocas festivas como o Natal registam ainda um risco 29% maior de incidentes como o rompimento do útero, histeretomias não planeadas ou a ocorrência de rompimento vaginal de quarto grau – situações estas que requerem intervenções cirúrgicas ou internamento em unidades de terapia intensiva.
Os fins-de-semana também elevam a probabilidade de incidência de complicações em 8,6%.
O estudo publicado por uma equipa de investigadores da Universidade de Colorado State, e divulgado pela publicação Daily Mail, é de acordo com os académicos verdadeiramente preocupante.
Os investigadores avaliaram se as complicações inerentes ao parto variavam conforme este ocorria à noite ou de dia, se aumentavam nos momentos de passagem de turno, nos fins-de-semana e em datas especiais como feriados, Natal ou Ano Novo.
O estudo concluiu ainda que as mães que dão à luz em hospitais universitários apresentam um risco 2,2 vezes maior de complicações, comparativamente a mulheres cujo parto não ocorre nesse tipo de unidades hospitalares.