O programa britânico de saúde sexual The Sex Clinic apresentou recentemente um caso curioso e que serve de alerta para lembrar a importância da limpeza correta do pénis.
"Às vezes o meu pénis não funciona", afirmou o participante Zach, de 24 anos. O prepúcio é a prega cutânea (pele) que cobre o genital masculino. Zach estava preocupado, pois o seu prepúcio estava muito para frente e ficava demasiado tenso, especialmente durante as relações sexuais, exalando um cheiro peculiar.
Zach sofreu com o problema durante nove meses, até que decidiu procurar ajuda médica.
O rapaz ainda descreveu que tal lhe dava a sensação de que o sexo estava inacabado, como se tivesse ficado impotente. Mais ainda, uma das suas últimas parceiras afirmou que o pénis parecia ter-se tornado ‘maior’, sendo que Zach acreditou que seu órgão ainda poderia estar a crescer.
Todavia, a enfermeira do programa explicou que aos 24 anos de idade o pénis já não cresce. O aumento do tamanho poderia sim dever-se a inchaço associado a balanite, que consiste na inflamação do órgão genital e do prepúcio.
Na consulta, a médica Naomi Sutton puxou o prepúcio de Zach para trás. O rapaz expressou desconforto e explicou que a sensação era "estranha".
Sutton questinou se Zach tinha o costume de puxar o prepúcio para trás na infância e juventude, ao que o paciente respondeu que não. De seguida, a causa do desconforto foi finalmente diagnosticada. "Trata-se de esmegma", afirmou Sutton.
Esmegma é uma acumulação de óleo, pele e humidade no genital. Tal não é de todo saudável e pode causar inchaço e infeções. É perfeitamente evitável por meio da limpeza – algo que parece que Zach não havia feito corretamente em 24 anos. Tendo declarado no programa que nunca havia puxado o prepúcio para trás para lavá-lo.
Ora, o tratamento prescrito pela médica consistiu na prática de uma higienização frequente e correta.