Sete motivos para comer manteiga, sim tem permissão

Será que entope as artérias? Ou será que afinal, ajuda a combater o colesterol?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
23/03/2019 08:00 ‧ 23/03/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Heroína ou vilã?

Há muito que a manteiga é consumida e foi só há algumas décadas que foi incorretamente divulgada a ideia de que o consumo de gorduras naturais é prejudicial para a saúde – provocando problemas cardíacos e obesidade.

Desse modo o alimento foi substituído por outras variedades, nomeadamente a margarina, que são segundo o médico norte-americano Eric Berg, em declarações à revista TIME, muito mais prejudiciais do que a dita manteiga.

O especialista revelou ainda sete caraterísticas benéficas deste alimento:

1. Sabor

A manteiga confere um sabor incrível a qualquer alimento. Seja para barrar no pão, cozinhar legumes ou até preparar o popular café turbo (a estrela da dieta paleo).

2. Rica em vitaminas A,D,E,F,K2

Manteiga é uma gordura natural mais fácil de ser digerida do que o próprio azeite. Este alimento é realmente um ótimo suplemento vitaminico natural. As vitaminas que a compõe são essenciais para a saúde da pele, ossos, e dos dentes.

3. Ácido Láurico

É um dos poucos alimentos que contém ácido láurico. Este ácido é anti-cancerígeno, favorece o emagrecimento e acelera o metabolismo.

4. Contém Lecitina

A lecitina é o ‘antídoto’ natural contra o colesterol mau. Ou seja, a ingestão de manteiga não irá aumentar o seu colesterol no sangue.

5. Contém Selénio e Iodo

O selénio é fundamental para a síntese adequada do ADN, para a manutenção de uma tiroide saudável e para proteger o sistema imunitário, sobretudo devido à sua ação antioxidante.

6. Ómega 3/6

A manteiga está repleta de ómega 3 e 6, componentes que combatem o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e a obesidade.

7. Contém MCT(Medium-chain Triglycerides)

Trata-se de triglicerídos de cadeia média encontrados principalmente na manteiga e no óleo de coco. O MCT é uma das fontes de energia favoritas do cérebro humano e adicionalmente não é metabolizado em gordura corporal.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas