O trabalho realizado por investigadores da Universidade de Oxford, e divulgado pela BBC, revelou que o gosto e o odor da boca ajudam a definir um potencial namorado.
De acordo com a pesquisa, as mulheres tendem a valorizar o beijo mais do que os homens quando estão em relações duradouras. O estudo envolveu 900 adultos e foi publicado no periódico científico Archives of Sexual Behaviour.
A pesquisa apurou ainda que homens e mulheres mais atraentes ou que têm mais parceiros sexuais tendem a ser mais seletivos na hora de escolher um namorado. E o beijo é essencial nesse processo.
Segundo o professor Robin Dunbar, do departamento de Psicologia Experimental, a aproximação entre duas pessoas envolve uma série de rituais, antes que uma relação inicie.
“A atração inicial leva em consideração aspetos faciais, de corpo e sociais. A partir daí, torna-se mais íntima e é onde o beijo começa”, diz.
Sexo
O beijo também desempenha um papel importante antes do sexo em relações curtas. O estudo mostrou ainda que o beijo é particularmente importante para mulheres que estão em relações duradouras.
Isso indicaria, segundo o estudo, uma maior afeição ao longo do tempo e um sentimento de compromisso entre o casal.
Numa outra pesquisa divulgada na revista Human Nature, os cientistas mostram que no caso das mulheres o beijo romântico varia igualmente de acordo com o ciclo menstrual e o estágio da relação.