Pesquisa revela que as barbas têm mais germes do que o pêlo dos cães

Há quem ache que os homens com barba são mais atraentes, mas por trás de todo esse charme podem esconder-se bactérias e germes, repulsivas e até perigosas, revela um novo estudo.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
22/04/2019 08:00 ‧ 22/04/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Barbudos e perigosos

Uma equipa de investigadores apurou que um homem barbudo tem mais germes nos pelos faciais do que cães com pelo abundante.

Cada barba analisada na amostra da pesquisa, revelou estar repleta de bactérias, e quase metade delas continha microorganismos perigosos para a saúde humana.

Por outro lado, muitos dos cães testados demonstraram possuir níveis mais baixos de micróbios nos seus pelos.

A intenção do estudo era descobrir o risco dos humanos contraírem doenças transmitidas pelos animais de estimação caninos. Porém, as amostras de pelos e barbas foram analisadas a partir de um aparelho de ressonância magnética e surpreendentemente os cientistas constataram que os cães são mais limpos que homens barbudos ou homens por outras palavras, os indivíduos barbudos são mais sujos comparativamente aos seus melhores amigos patudos.

O professor e líder do estudo Andreas Gutzeit, da Hirslanden Clinic, na Suíça, disse em declarações ao jornal britânico Daily Mail:

"Os investigadores detetaram uma carga bacteriana significativamente maior nos espécimes retirados das barbas dos homens em comparação com os pelos dos cães. O estudo descobriu que todos os homens barbudos, com idades entre 18 e 76 anos, apresentaram altas contagens microbianas, mas apenas 23 dos 30 cães tiveram contagens altas. O restante teve níveis moderados".
"Com base nessas descobertas, os cães podem ser considerados limpos comparados aos homens barbudos", disse Gutzeit.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas