Afinal, por que os cães grandes vivem menos que os pequenos?

Paradoxalmente, estima-se que um morcego viva em média entre cinco e 10 anos, e uma baleia-azul, entre 80 e 90 anos, o que nos mostra como animais maiores vivem mais do que os menores.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
03/05/2019 08:00 ‧ 03/05/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

A ciência explica

Os cientistas defendem que tal ocorre devido à forma como os bichos de menor dimensão utilizam a energia de que dispõem e também pelo facto de que as células dos animais grandes são mais eficientes e desgastam-se mais lentamente.

Mas os cães fogem deste padrão, porquê?

Os patudos de maior porte vivem menos do que os menores. A expectativa de vida dos cães de raças pequenas é em média de 12 a 14 anos, enquanto que as raças grandes vivem entre oito e 10 anos, e as gigantes, entre cinco e oito.

Entre a comunidade científica ainda não há até ao momento um consenso sobre por que os cães maiores têm uma expetativa de vida menor, e muitas explicações variam relativamente às particularidades de cada tipo de espécie – nomeadamente muitos cientistas defendem a ideia de que a expectativa menor para cães grandes tem a ver com a forma como esses animais crescem.

Conclusões

Os cães de maior porte crescem muito e rapidamente, chegando a aumentar quase 100 vezes de peso no primeiro ano de vida – para exemplificar, nesse espaço de tempo, os lobos aumentam 60 vezes e os seres humanos, somente três vezes.

Uma pesquisa recente revelou que os melhores amigos do homem podem morrer mais cedo porque o ritmo acelerado de crescimento aumenta a atividade dos radicais livres, favorecendo o desenvolvimento de tumores e de outras doenças potencialmente fatais.

Outro estudo confirmou que os cães maiores envelhecem de facto mais rapidamente. Esse levantamento contou com a análise de dados veterinários de 50 mil cachorros de 74 raças diferentes. Os resultados revelaram que os cães maiores desenvolvem-se mais rapidamente e têm uma vida adulta mais acelerada e, consequentemente mais curta.

Adicionalmente, sabe-se que cães maiores tendem a ter problemas de saúde mais graves, como doenças musculoesqueléticas e gastrointestinais, além de cancros.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas