Cães conseguem farejar cancro com 97% de precisão

Os animais conseguiram identificar a doença em amostras de sangue com 97% de precisão, revela novo estudo.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
25/05/2019 08:00 ‧ 25/05/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Cancro

Os cães são conhecidos por ter um olfato mais apurado do que os humanos e como tal estão mais suscetíveis a detetar certos odores.

E agora a conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Bioquímica e Biologia Molecular apresentou um estudo no qual revela que os cães conseguem farejar tumores em amostras de sangue com quase 97% de precisão. Tal acontece por que os recetores de cheiro dos cães são dez vezes mais evoluídos, comparativamente ao dos seres humanos.

Para realizar este estudo, os investigadores treinaram quatro cães da raça beagle para diferenciar amostras de sangue normais e amostras positivas de cancro do pulmão. Na experiência, três cães conseguiram identificar a doença em 97% das tentativas.

Afinal, o que é o cancro?

Cancro é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. As células saudáveis multiplicam-se quando necessário e morrem quando o organismo não necessita mais delas. O cancro ocorre quando o aumento de células no corpo está fora de controlo, e se dividem extremamente rápido. Também pode ocorrer quando a célula ‘se esquece’ de morrer. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas