A maioria dos meningiomas é diagnosticada em pessoas com 45 anos ou mais, sendo as mulheres duas vezes mais propensas a desenvolver esses tumores do que os homens. Menos de 5% dos meningiomas são causados por cancro, o que os torna malignos, uma vez que geralmente crescem muito mais rapidamente que os benignos.
Fraqueza ou dormência nos membros
Se o tumor se está a desenvolver próximo aos centros motores do córtex, este pode manifestar-se através de sensações de fadiga, fraqueza e até mesmo dormência, particularmente nos membros.
Mudança na personalidade ou comportamento
Meningiomas que perturbam o fluxo do líquido cefalorraquidiano e aqueles adjacentes à parte frontal do cérebro chamada de córtex pré-frontal têm o potencial de mudar o comportamento e a personalidade dos pacientes que os têm, com casos graves mimetizando sintomas de doença mental, particularmente depressão e psicose.
Agravamento repentino ou perda de sentidos
Pacientes com meningiomas frequentemente experimentam distúrbios que afetam os sentidos:
• Os sintomas visuais variam entre visão turva ou dupla a uma perda súbita de visão, geralmente num olho.
• Os sintomas auditivos também dependem da localização e gravidade do tumor, causando desde uma audição de eco, perda de audição e até mesmo alucinações sonoras.
• O sentido do olfato também pode sofrer e diminuir ou desaparecer como resultado de um meningioma.
Confusão e convulsões
Pacientes com esse tipo de tumor às vezes experimentam distúrbios cognitivos, que podem tornar-se aparentes quando um paciente se sente tonto, confuso ou tem convulsões. Isso acontece com pacientes que têm grandes meningiomas na parte média ou frontal do cérebro, que constringem alguns nervos ou tecidos cerebrais.
Dores de cabeça que se agravam com o tempo
Os meningiomas podem causar dores de cabeça graves que pioram à medida que o tumor cresce e a pressão no crânio aumenta. Mais comumente, os pacientes experienciam dores de cabeça pontiagudas que duram menos de um segundo.
Perda de memória
Um sintoma cognitivo separado, característico do meningioma, é a perda de memória. Este é o caso de tumores que crescem perto dos centros de memória do cérebro: o lobo temporal e o hipocampo. Perda de memória temporária ou permanente também pode ocorrer após o tratamento de meningioma ou cirurgia.
Náuseas e vómitos
Meningiomas graves que são frequentemente acompanhados por dores de cabeça podem piorar e fazer com que perca o senso de equilíbrio, sentir náuseas ou que se sinta mal do estômago. Isso ocorre porque um meningioma de grandes dimensões aumenta a pressão no crânio.
Problemas na fala
Um dos sintomas mais incomuns do meningioma são as dificuldades de percepção de fala e linguagem. Estes sintomas pioram com o tempo e variam dependendo da gravidade da condição. Um paciente que sofre de um tumor perto do lobo frontal ou temporal, muitas vezes tem dificuldade em entender e lembrar-se de palavras ou, por outro lado, apesar de compreender toda a informação, não será capaz de decifrar palavras ou combinar palavras em frases.
Essa perda de habilidades comunicativas é chamada de disfasia, e é importante notar que não está relacionada com o QI. Um paciente com disfasia pode, de fato, ser muito intelectual, mas não ser capaz de se comunicar com os outros.