Esse equilíbrio pode ser interrompido por uma variedade de fatores, incluindo doenças potencialmente perigosas.
Porém, a vontade de ir muitas vezes à casa-de-banho à noite (condição também conhecida por nocturia) pode ter causas completamente normais, incluindo: beber grandes quantidades de líquidos ou a toma de medicação com efeito diurético.
Ainda assim acordar frequentemente durante a noite pode ser indicador de que algo mais se passa, a saber:
1. Apneia obstrutiva do sono
A micção noturna é tão prevalente na apneia do sono que se tornou um forte sinal indicador da doença. A Associação norte-americana de apneia do sono menciona que mais de 84% dos pacientes que sofrem de apneia relataram sofrer também de nocturia.
2. Ansiedade e depressão
Problemas mentais, como ansiedade e depressão, também podem manifestar-se sob a forma de nocturia. Embora a ligação exata entre essas duas condições seja desconhecida, acredita-se que a nocturia seja um efeito colateral dos distúrbios do sono que acompanham a ansiedade e a depressão.
3. Infeções urinárias
Uma das causas mais comuns de noctúria são infecções do trato urinário , cistite, bem como infeções da bexiga ou dos rins. Essas infecções do sistema urinário geralmente causam sensações frequentes de ardor antes, durante e após a micção, bem como a urgência de urinar durante o dia e a noite.
4. Esclerose múltipla
Esse sintoma ocorre porque os pacientes com EM sofreram danos ao sistema nervoso, o que pode resultar na interrupção dos sinais nervosos conectados ao funcionamento da bexiga.
5. Doença de Parkinson
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum. No curso da doença, o paciente experiencia comummente dificuldades no controlo motor, mas até 60% dos pacientes com DP também apresentam sintomas na bexiga.
Embora as causas de nocturia na DP sejam pouco compreendidas, sugeriu-se que pode ser devido a maiores quantidades de produção de urina ou menor capacidade da bexiga.
6. Tumores na área pélvica
Ambos os tumores malignos e benignos dos órgãos do abdómen inferior, como os rins, os órgãos reprodutivos e o sistema digestivo, podem causar micção noturna, pois o tumor pode pressionar a bexiga, tornando-a menor e capaz de conter menos urina.
Isso geralmente causa não apenas nocturia, mas também incontinência e micção frequente durante o dia.