Apesar de possuir diversos benefícios, o chá preto deve ser evitado por pessoas que têm pressão alta, por exemplo. Assim como o chá verde, o chá preto possui muitas substâncias estimulantes que ao invés de ajudar, podem atrapalhar a saúde de pessoas hipertensas ou que sofrem de prisão de ventre.
Benefícios
Os chás extraídos da Camellia sinensis são ricos em antioxidantes, cafeína, vitaminas e minerais como cálcio, potássio e fósforo, entre outros.
Essas propriedades ajudam no combate aos radicais livres, previnem o envelhecimento precoce, ajudam no emagrecimento, na redução das taxas de colesterol ‘mau’ (LDL) e no controlo da diabetes tipo 2.
O chá preto é o que possui menos antioxidantes comparativamente aos outros tipos porém, como possui maior quantidade de cafeína, é o que tem um maior efeito na perda de peso, segundo os nutricionistas.
Assim como os outros chás extraídos da mesma planta (incluindo o chá verde), o chá preto também possui propriedades anti-inflamatórias e, se consumido moderadamente, ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo problemas cardiovasculares.
Em resumo podemos destacar como benefícios do chá preto:
- Ajuda a manter o cérebro sempre alerta e estimula o sistema nervoso central;
- Protege as células do organismo devido à ação antioxidante;
- Facilita a digestão;
- Ajuda a hidratar o organismo;
- Diminui o apetite, pois dá uma sensação de conforto no estômago;
- Acelera o metabolismo.
Malefícios do chá preto
Efeito adstringente
O chá preto também é composto por taninos que têm esse efeito adstringente, ou seja, pode secar e desidratar o intestino, ocasionando prisão de ventre e atrapalhando a absorção de nutrientes. Além disso, essa disfunção prejudica a absorção do ferro pelo organismo podendo causar anemia.
Efeito excitante
A cafeína juntamente com outros alcalóides contidos no chá preto pode afetar negativamente o sistema nervoso, devido aos efeitos estimulantes destes componentes. Por isso, o consumo excessivo de chá preto pode causar sintomas como:
- dor de cabeça;
- nervosismo;
- irritabilidade;
- alterações no ritmo cardíaco;
- tremores;
- ardor no estômago;
- enjoos;
- zumbidos nos ouvidos;
- convulsões;
- confusão mental;
- dependência psicológica.
Efeito desmineralizante
Devido ao efeito diurético, o consumo excessivo de chá preto pode causar a perda de grande quantidade de eletrólitos, o que por consequência causa outros problemas como cãibras.
Por isso, recomenda-se o consumo de no máximo duas a três xícaras de chá preto por dia. Mais que isso pode acarretar os distúrbios relatados acima.
Quem deve evitar de beber chá preto:
- Pelos motivos expostos, o consumo de chá preto não é indicado para:
- Pessoas com problema de pressão arterial (hipertensão);
- Mulheres grávidas ou em período de amamentação, pois os seus efeitos podem estimular demais o organismo e afetar a saúde do bebé;
- Pessoas com anemia;
- Pessoas com problemas gastrointestinais e prisão de ventre.