Seja sincero. Lavar a louça não é a atividade de todo mais agradável. Contudo, esta notícia pode mudar sua forma de olhar para os pratos sujos. Uma pesquisa realizada por investigadores da Florida State University, nos Estados Unidos, apurou que esta tarefa pode ajudar a aliviar o stress.
Os cientistas dividiram 51 voluntários em dois grupos. Ao primeiro foi pedido que lesse um pequeno texto sobre atenção plena e estar presente em cada ato da sua vida – como a técnica de mindfulness (semelhante à meditação) – e, de seguida, ir para a tarefa na cozinha. Já o segundo grupo foi encarregado apenas de lavar louça, sem as etapas de atenção.
Os resultados revelaram que os voluntários que haviam praticado o ritual de atenção plena antes de lavar a louça reduziram os níveis de stress em 27%, e igualmente os níveis de inspiração subiram para uns impressionantes 25%. Já o outro grupo, ao qual não foi requerido que lesse o texto, não sofreu nenhuma alteração mental ou comportamental.
Tal ocorre porque, segundo os estudiosos, as pessoas que beneficiaram da tarefa doméstica estavam concentradas apenas em lavar a louça naquele momento. Isso quer dizer que estavam presentes naquele momento. Como tal, o stress foi descarregado durante a ação (mesmo que inconscientemente).
O intuito dos investigadores, contudo, não era mostrar os benefícios de lavar louça, mas sim como as atividades do nosso dia a dia podem ter o mindfulness como base e, assim, acarretar vantagens para a saúde mental.