Sabe aqueles hábitos simples que podem fazer toda a diferença? Beber água com limão é um deles. Com função direta na perda de peso e na prevenção de doenças, a mistura é indicada por nutricionistas e é capaz de agir na eliminação de toxinas das células. Por outras palavras, trata-se de uma espécie de desintoxicação mais saborosa.
A receita ficou famosa depois de ser apresentada como uma dos muitos supostos milagres para emagrecer. É importante esclarecer que, sozinha, essa mistura não pode resolver todos os problemas do seu organismo. E necessita de ser acompanhada pelo consumo de uma dieta equilibrada. Ainda assim, a hidratação da água e a acidez do limão podem dar resultado.
Cinco benefícios da água com limão
1. Sangue alcalino
Segundo a nutricionista funcional Mariana Duro, em declarações à revista Terra, apesar do limão ser uma fruta ácida, auxilia na alcalinização do sangue, ou seja, torna o pH maior que 7. Tal é benéfico porque as células têm mais facilidade em eliminar as toxinas num ambiente alcalino, o que potencializa a perda de peso e diminui processos inflamatórios.
2. Redução do inchaço
A ingestão de água estimula o processo de eliminação de líquidos retidos. Beba dois litros de água por dia, com a inserção de rodelas de limão. Além disso, a fruta tem propriedade diuréticas e refrescantes, que proporcionam a eliminação de toxinas pela urina e melhoram o trato intestinal.
3. Proteção do organismo
A composição da fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Esses nutrientes são potenciais fortalecedores do sistema imunitário. Logo, beber água com limão ajuda a proteger o corpo da ação de vírus e bactérias nocivos, como os que causam gripes e constipações.
4. Antioxidante
Combate ao envelhecimento precoce também é um dos pontos fortes do limão. Segundo Gisele, o fruto é rico em flavonoides, elemento antioxidante que age contra os radicais livres. Além disso, essa ação também reduz as chances de processos degenerativos, como é o caso do cancro.
5. Digestivo
O limão também é um aliado para o ótimo funcionamento do estômago. A sua acidez característica auxilia na digestão dos alimentos e reduz a produção do sumo gástrico, ajudando sobretudo aqueles que sofrem de azia ou gastrite.