Sim, é possível combinar o consumo de chá e café juntamente com o consumo de uma alimentação equilibradas para obter os efeitos benéficos desses estimulantes. Ambas as bebidas podem potencializar a melhoria da saúde e ainda impulsionar o emagrecimento.
Como combinar chá e café para emagrecer
Principais efeitos
As duas substâncias ativam regiões importantes no cérebro e o seu efeito estimulante está associado à potencialização do sistema cognitivo. Melhoram ainda o desempenho físico, pois diminuem a perceção de esforço ao praticar exercício físico. Dessa forma, a atividade parece mais fácil do que realmente é.
A cafeína ainda poupa os níveis armazenados de glicogénio muscular e retarda a fadiga, por isso, o seu consumo, associado a uma dieta equilibrada, contribui para acelerar a queima de gordura e a perda de peso.
Sabor e saúde
Ao contrário do que comummente se acreditava, o seu consumo regular não está relacionado a doenças cardíacas e ainda acarreta uma série de benefícios para o organismo. A cafeína está presente em alguns chás, como erva-mate, chá verde e preto.
"Para aqueles que já apreciam o café é interessante aliar o consumo com os chás para potencializar os seus efeitos, já no caso de quem possui algum problema gastrointestinal, como azia, gastrite ou refluxo, a melhor opção pode ser a ingestão dos chás, que são uma versão mais suave com a mesma eficiência, principalmente no caso do chá verde e o chá preto, que possuem mais propriedades terapêuticas do que outras infusões de ervas", explica a nutricionista Sinara Silva à Globo.
Alimentos termogénicos como o café, o chá verde e o chá preto são grandes aliados na luta contra a balança e podem ser consumidos ao longo do dia para obter mais disposição e energia para enfrentar a rotina de trabalho, estudos e treino por elevarem a temperatura interna do corpo e fazê-lo trabalhar, e consequentemente gastar mais calorias.
Chás
"A sua alta concentração de flavonoides além de combater os radicais livres também ajudam a prevenir o envelhecimento celular. O chá verde, por exemplo, ainda contribui para o emagrecimento, devido à sua alta concentração de cafeína e catequina, substâncias capazes de acelerar o metabolismo, e elevar o gasto calórico", explica a nutricionista.
Café verde
Essa versão não tem os grãos torrados, preservando as propriedades naturais do café. Dessa forma, a cafeína e o ácido clorogénico permanecem no grão e deixam os efeitos ainda mais potencializados.
Ingestão
É recomendável que seja feita durante o dia, antes das principais refeições e do treino, para otimizar o rendimento das atividades físicas. Além disso é preciso evitar o exagero para o efeito estimulante não prejudicar o sono.