Corpo de verão: Diga sim a estes snacks saudáveis para os dias quentes

No verão temos tendência a comer um pouco pior e, seja na praia ou piscina, não dispensamos os snacks e os petiscos. Graciela Moreira, nutricionista da PronoKal, sugere alguns petiscos saudáveis para quando a fome aparece.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
27/06/2019 20:00 ‧ 27/06/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentação Saudável

Seja um iogurte natural 0% de gordura, uma porção de queijo fresco 0%, duas ou três fatias de presunto serrano sem gordura ou uma tortilha francesa, só com ovos, são sempre boas opções para comer entre refeições. Para quem não dispensa fruta, um ótimo alimento que fornece minerais, vitaminas e fibra, a maçã e banana, são as mais fáceis de conseguir e práticas para comer, mas apenas recomendamos uma unidade.

Para quem prefere sandes, é sempre melhor usar o pão integral (sem sementes, porque estas aumentam o número de calorias). Recomenda-se uma fatia de pão, com fiambre de peru, presunto serrano ou atum com alface e tomate. Em alternativa temos sempre as bolachas de arroz, têm a vantagem de serem muito leves e terem poucas calorias em relação ao seu volume, mas nada de exageros, a dose recomendada são duas unidades, e podemos ainda juntar uma fatia de queijo 0%. Temos também as tostas finas integrais que vêm em pacotes individuais e são bastante finas, a quantidade recomendada é 30g que são, aproximadamente, cinco ou seis, enquanto que as tradicionais pesam mais, ou então podemos sempre optar também por uma fatia de pão, que pode ser acompanhada com fiambre de peru, que contém pouca gordura.

O chocolate não é a escolha mais aconselhada, mas se formos para essa opção devemos optar pelo chocolate negro com mais de 70% de cacau, pois tem menos açúcares e menos gordura. A sua vantagem significativa não é ter menos calorias, mas sim aumentar a sensação de saciedade que um chocolate de leite, que ao prova-lo nos dá vontade de comer mais. Devemos preferir um chocolate que não contém frutos secos, porque estes aumentam bastante a porção calórica.

Os frutos secos, para quem os aprecia, são alimentos muitos nutritivos, mas que se comermos em excesso fazem disparar as calorias, contêm gorduras de boa qualidade, vitaminas, minerais e fibras. Podemos e devemos comê-los para saciar a fome, mas a quantidade recomendada para snack é entre 8-10 unidades de frutos secos pequenos. As batatas fritas de pacote não são aconselhadas porque têm muitas gorduras saturadas e sal. Sabemos quando começamos a comer, mas não sabemos quando terminamos de comê-las. Os fabricantes oferecem a versão light, que são mais baixas em calorias com menos 15%, mas baixam-se as gorduras, aumentam os carboidratos.

Considera-se que um snack não deve superar as 100-110 Kcal. Outro ponto importante é ler o rótulo do alimento que vamos comprar, porque aparece geralmente: nos snacks em saquetas o valor nutricional da quantidade recomendada (30g), não por pacote, que como é óbvio pesa muito mais, e isto leva à confusão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas