A hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais.
Em termos médicos trata-se da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a sua circulação. A hipertensão arterial ocorre quando o coração, ao bombear sangue, exerce uma força excessiva contra a parede das artérias, de acordo com informações divulgadas pele rede de hospitais CUF.
A hipertensão arterial ou pressão alta ataca os vasos sanguineos, coração, cérebro, olhos e rins.
Em regra, considera-se que o indivíduo está a sofrer da condição, quando a pressão máxima é maior ou igual a 160 mmHge/ou a pressão mínima é maior ou igual a 95 mmHg.
Sintomas:
- dores no peito;
- tonturas;
- dores de cabeça;
- zumbido no ouvido;
- sangramento, principalmente nasal;
- fraqueza;
- visão turva;
O que fazer?
Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão.
Mantenha o peso adequado
Para isso, caso necessário, mude os seus hábitos alimentares: dê preferência a frutas ricas em potássio, coma peixe, pelo menos, duas vezes por semana, opte por carnes brancas ou vermelhas magras e beba leite magro e derivados.
Não abuse do sal
Tanto na escolha dos alimentos industrializados, quanto ao cozinhar, não abuse do sal e tente substituí-lo por outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos como especiarias, salsa, orégãos, alho e pimenta, por exemplo.
Pratique atividade física regularmente
Exercícios como hidroginástica, caminhadas ou bicicleta ergométrica auxiliam na melhoriaa do condicionamento físico, evitando problemas arteriais. Quem já é hipertenso pode exercitar-se, mas deverá inicialmente consultar um médico.
Aproveite momentos de lazer
Ter um passatempo ou incluir atividades relaxantes na rotina diária pode ajudar a controlar as emoções e aliviar a sobrecarga do dia a dia e o stress.
Pare de fumar
Largar o vício do tabaco é essencial para baixar a pressão arterial, já que as substâncias tóxicas do cigarro, além de comprometerem a saúde como um todo, elevam a pressão.
Beba com moderação
Consumir álcool em demasia pode desestabilizar o ritmo dos batimentos cardíacos, causando arritmia e aumentando o risco de insuficiência cardíaca, além de aumentar a probabilidade de um acidente vascular cerebral.