Coma este vegetal adocicado às refeições e reduza a pressão alta

Estima-se que um em cada quatro portugueses sofra de pressão alta. Alterar a alimentação pode ajudar a baixar os níveis, muitas vezes em recurso à toma de medicação – saiba o que deve comer.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
24/07/2019 10:00 ‧ 24/07/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Hipertensão

A pressão arterial, também conhecida por hipertensão, é infelizmente um problema de saúde grave e que pode ter complicações sérias e potencialmente fatais – desde a ocorrência de ataques cardíacos a acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Em Portugal a hipertensão, afeta cerca de 25% da população ainda que se estime que milhares de indivíduos desconheçam que sofrem do problema.

A abstinência de tabaco e bebidas alcoólicas, a prática de exercício físico regular e o consumo de uma dieta equilibrada e saudável podem ajudar a combater a pressão alta ou a atenuar os sintomas.

Relativamente à alimentação e segundo vários estudos, consumir beterraba diariamente pode contribuir para reduzir índices potencialmente perigosos de pressão arterial.

O vegetal de tom arroxeado diminui a hipertensão ao ajudar a que o sangue flua mais facilmente.

Este alimento é ainda extremamente rico em nutrientes chave, tais como folato, potássio e vitamina C.

Uma pesquisa realizada por investigadores da instituição de ensino superior Queen Mary University of London, no Reino Unido, monitorizou 64 voluntários que ingeriram sumo de beterraba.

Os dados apurados, publicados no periódico científico Hypertension, apuraram que a beterraba teve um impacto positivo no organismo dos participantes.

A organização britânica dedicada ao estudo de doenças cardiovasculares The British Heart Foundation explicou: “Os pacientes com pressão alta que beberam 250 mililitros de sumo de beterraba todos os dias registaram uma diminuição dos níveis – para um número considerado ‘normal’ - no final do estudo que durou três meses”.

“A hipertensão é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que podem resultar em enfartes ou derrames”.

“O efeito positivo da beterraba deve-se ao facto deste vegetal conter uma alta concentração de nitratos, substância esta que também pode ser encontrada noutros legumes (ainda que em menor quantidade) como a couve”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas