Cientificamente o ananás ou abacaxi é denominado de Ananas comosus. Ao contrário do que muitos pensam, e como revela a revista Terra, o popular alimento não é uma fruta, mas uma infrutescência. Ou seja, é formado pela junção de centenas de pequenos frutos, que ficam unidos pelo centro.
O abacaxizeiro é uma planta nativa do continente americano e atualmente é cultivado em diversas regiões tropicais e subtropicais do planeta. Os frutos que formam o abacaxi são ricos em diversas vitaminas, minerais e açúcares.
Além disso, contêm poucas calorias e podem acarretar diversos benefícios para a saúde. E curiosamente, não é apenas na polpa que são encontrados, uma vez que a casca também é rica em diversos nutrientes.
Chá de casca de ananás
Quando consumido puro, o chá da casca de ananás tem diversas propriedades nutricionais e medicinais. Além disso, a preparação é bastante simples e pode ser consumida quente ou fria.
Para preparar este chá necessita apenas da casca de um abacaxi médio e um litro de água. Ferva a água e de seguida adicione a casca do fruto. Deixe a cozinhar por 10 minutos.
Após esse tempo, bata a bebida na liquidificadora e adoce a gosto. O ideal é usar mel ou adoçantes à base de stévia ou sucralose.
Chá de casca de ananás com gengibre
Vai precisar da casca de um ananás, um litro de água e duas colheres (de sopa) de gengibre fresco.
Ferva a água e junte todos os ingredientes. Deixe ferver por mais 10 minutos, logo depois a mistura na liquidificadora e consuma a bebida ainda quente ou gelada.
Assim como a casca do abacaxi, o gengibre é termogénico e anti-inflamatório. Por essa razão, esta bebida é eficaz para emagrecer e tratar problemas de saúde.
Chá de casca de ananás com canela
A canela é outro ingrediente termogénico e diurético, que potencializa o efeito adelgaçante da bebida. No entanto, atenção, a canela não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.
Para este chá necessita da casca de um abacaxi, um litro de água e um pau de canela. Primeiro, leve a água ao lume e quando começar a ferver, adicione a casca da fruta e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
Depois desse tempo, desligue o lume e deixe a infusão a descansar por alguns minutos. Por fim, bata tudo na liquidificadora, coe e adoce com mel ou adoçantes como stévia, mexendo a mistura com a canela.