O grande problema dos cabelos está na sua raiz, ou melhor, no couro cabeludo: que produz o sebo, e que por sua vez deixa os fios com uma aparência oleosa. Para piorar, as glândulas sebáceas estão praticamente 'coladas' ao fios de cabelo, sendo fácil que estes assumam uma aparência gordurosa.
Não existe um número específico para a quantidade de lavagens semanais que o seu cabelo necessita, mas uma coisa é certa: ele não precisa de ser lavado todos os dias. Isto porque esse hábito acaba por deixar o couro cabeludo extremamente ressequido, e ele irá compensar produzindo muito mais sebo. Ou seja, trata-se de um ciclo vicioso, o seu cabelo tornar-se-á ainda mais oleoso.
Entre uma a duas vezes por semana
Vários fatores influenciam a aparência do cabelo, sobretudo para que este seja ou não mais saudável e bonito. O tipo de pele é um deles: se tiver uma pele normal, sem ser muito seca e nem muito oleosa, o ideal é lavar o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana. Já se o seu couro cabeludo for oleoso, talvez sejam necessárias mais lavagens para que este tenha uma boa aparência.
Outro fator determinante é a espessura dos fios: pessoas com cabelos grossos ou crespos sofrem menos com a propagação do sebo, por isso podem lavá-los menos, até uma vez por semana. Já quem tem o cabelo mais fino sofre mais com a oleosidade, por isso necessita de mais lavagens semanais.
Além disso, cabelos danificados por químicas (alisamentos, permanentes ou tintas) devem ser lavados com uma frequência menor para não ficarem ainda mais deteriorados. Levando em conta todos esses fatores, especialistas acreditam que o ideal é lavar a cabeça a cada três dias – nem mais, nem menos.