Investigador descobre jogo que faz rir bebés logo após os três meses

O riso é a forma que o bebé, que ainda não fala, utiliza para comunicar. Investigação foi feita com 1.500 pais oriundos de 62 países.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
12/08/2019 16:00 ‧ 12/08/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Crianças

Os bebés começam a rir antes de começar a falar, indicador de que esta é a sua primeira forma de comunicação e conexão humanas, de acordo com o investigador da área da piscologia Caspar Addyman.

Aquilo a que o investigador da Universidade de Londres se propôs foi, porém, perceber o que faz rir os bebés ou as crianças muito pequenas. Sabe-se que as crianças começam a dizer as primeiras palavras entre os nove e os 12 meses de idade, mas o riso pode chegar bastante antes: logo aos três meses.

Entre setembro de 2012 e novembro de 2013, Addyman recolheu observações de 1.500 mães e pais oriundos de 62 países diferentes. Era crucial que as crianças avaliadas tivessem dado o primeiro riso aos três meses.

A conclusão a que se chegou é que há um jogo que faz os bebés rir de forma transversal, nos vários países, idades, organizações familiares, etc. Entre brincadeiras como fazer imitações ou marionetas, o vencedor é mesmo o jogo das escondidas.

Quando falamos em jogo das escondidas é aquele momento de surpresa em que a criança perde de vista o pai ou a mãe que depois reaparece. Nas crianças mais novas, é fácil perceber porquê: os bebés pensam mesmo que a pessoa desapareceu e voltou a aparecer. As crianças mais crescidas, porém, conseguem perceber que a pessoa continua ali, mas riem-se sempre, de qualquer forma.

O investigador tentou perceber o que há de tão especial com esta brincadeira simples e chegou à seguinte conclusão: o jogo das escondidas "é interação social pura - trata-se sobretudo de contacto visual e conexão com o bebé". O momento-chave do jogo das escondidas, para a criança, é quando o adulto regressa ao seu contacto visual. "O facto de continuar a jogar é muito agradável e faz com que se riam", explica Addyman.

O riso da criança, sublinha o investigador, é a sua forma de partilhar e de recompensar o adulto pela sua atenção prolongada. "Eles estão a conversar consigo", assegura Addyman.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas