Adicionalmente, não é somente pela manhã que os homens ficam mais ‘entusiasmados’, já que essas ereções espontâneas podem ocorrer várias vezes durante a noite.
Para se entender melhor o que acontece no corpo masculino, é necessário ter em conta as diferentes fases do sono. O ciclo noturno divide-se em diferentes etapas e o sono vai tornando-se gradualmente mais profundo. Após passarmos os primeiros estágios do sono não-REM chegamos então ao sono profundo, chamado de REM (‘rápido movimento dos olhos’). Esse ciclo repete-se entre três a quatro vezes por noite.
Assim que o sono REM começa, ocorrem não apenas os sonhos, mas também têm lugar algumas mudanças fisiológicas no corpo masculino. Em geral, o cérebro começa a desligar alguns neurotransmissores numa tentativa de regular o organismo. Um desses neurotransmissores – a noraepinefrina – está diretamente relacionado ao controlo das ereções, porque é ele que causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos do pénis.
Porém, quando dorme profundamente, os níveis de noraepinefrina diminuem e as ações relacionadas à testosterona ganham espaço. O que por sua vez desencadeia a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos – resultado: dá-se a ereção!