Com o decorrer do verão, destaca-se igualmente a preocupação com o corpo e com a boa forma física e para além de praticar exercício físico, pelo menos três vezes por semana, é também essencial manter uma alimentação saudável.
Sendo que uma maneira eficaz para emagrecer consiste por vezes em fazer simples ajustes aquilo que escolhe comer no dia a dia.
Um novo estudo, publicado no periódico científico Nutrition, garante que o consumo diário de pistácios ao pequeno-almoço potencia a queima de gordura, sobretudo na zona abdominal.
Este fruto seco apresenta um alto teor de fibra, minerais e de vitaminas B – nutrientes perfeitos para uma refeição nutritiva e para aumentar os níveis de saciedade do organismo, fazendo com que se sinta cheio durante mais tempo e consequentemente acabando por comer menores quantidades.
A pesquisa analisou um grupo de voluntários que adicionaram o fruto seco às suas dietas. Os indivíduos ingeriram 20% do consumo total diário de calorias em pistácios, aumentando assim a ingestão de proteína e reduzindo os hidratos de carbono.
Já um outro grupo de controlo, não comeu pistácios, e ingeriu uma dieta tendo como base 60% de hidratos, 15% de proteína e 25% de gordura.
Após seis meses, o grupo que comeu pistácios reduziu em média o tamanho da cintura em 6,6 centímetros.
Os investigadores detetaram ainda que os índices de colesterol destes indivíduos haviam descido cerca de 15 pontos e notaram uma melhoria nos níveis de açúcar no sangue.