Relativamente aos alimentos integrais existem estudos de todos os tipos e posturas contraditórias. Se algumas pesquisas defendem os benefícios dos alimentos integrais, outras consideram que não são realmente vantajosos para a saúde ou para manter um peso saudável e uma dieta equilibrada.
Nesse sentido, a publicação especializada Medical Daily revelou cinco mitos sobre estes alimentos ricos em fibra:
1. Os alimentos integrais emagrecem: É um falso mito acreditar que os alimentos de origem integral não engordam – seja pão, massa ou arroz. Como em tudo o que tem a ver com a alimentação, o excesso pode provocar efeitos não desejados e negativos. Comer demasiados alimentos que sejam integrais está diretamente relacionado em alguns casos com o risco de obesidade. Incorporar muita fibra na dieta de forma repentina pode fazer com que tenhamos problemas estomacais que podem resultar um excesso de peso.
2. Qualquer alimento light é integral: Nem todos os alimentos considerados light são integrais. Os alimentos integrais são aqueles que conseguem manter a sua integridade físico-química, ou seja, que não foram processados industrialmente. Estes não terão passado por vários processos de desidratação, aquecimento a temperaturas elevadas ou a uma cozedura desnecessária para serem desprovidos das suas propriedades, acrescentado-lhes um sabor ou cor diferentes.
Por isso, são diferentes dos light, que a priori tem menos calorias do que os alimentos ‘normais’, mas que não deixam de ser processados.
3. Os alimentos integrais são baixos em calorias: Os alimentos integrais não têm menos calorias do que os refinados, e podem inclusive incorporar mais. A diferença é que regra geral, os alimentos integrais contêm na sua integridade muito mais vitaminas, sendo dessa forma mais nutritivos. No entanto, em nenhum caso estão associados a um menor teor calórico.
4. Os alimentos integrais só contêm fibras: Os nutrientes dos alimentos integrais não se reduzem somente à fibra, sendo bastante variados. Contendo adicionalmente e sobretudo vitamina E, que é um forte antioxidante, e elementos como ferro, magnésio e potássio.
5. O pão integral não engorda e o pão branco sim: Pelo contrário. O pão integral não é melhor do que o pão branco nem contribui com menos calorias para o organismo. Na elaboração clássica do pão branco, este alimento é unicamente composto por farinha, água, fermento (levedura) e sal. Já ao pão integral normalmente é acrescentado outro tipo de nutrientes que podem acrescentar mais calorias ao organismo.
O que ocorre é que ainda assim o pão integral, como é composto por hidratos de carbono complexos, aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome, o que por sua vez pode resultar na ingestão de menos calorias ao longo do dia.