Um estudo da Universidade de Granada, em Espanha, vem agora afirmar que existe um novo e surpreendente método para prevenir a disfunção erétil. E é tão simples como lavar os dentes.
Sim, há uma relação entre ereções e a saúde oral, nomeadamente uma má saúde dentária pode causar o aparecimento de doença periodontal. A condição trata-se de uma inflamação crónica das gengivas que provoca a destruição do osso e do tecido que rodeia os dentes, o que, em último caso pode mesmo levar à queda de dentes.
Adicionalmente, as bactérias responsáveis por este problema de saúde afetam os endotélios vasculares, o que pode afetar a saúde dos vasos sanguíneos da região peniana, o que por sua vez pode levar à impotência.
Os investigadores da Universidade de Granada chegaram mesmo à conclusão de que 74% dos pacientes com disfunção erétil que foram examinados tinham também doença periodontal.
Quanto mais debilitada estava a saúde oral dos participantes nesta investigação, maior era o problema a nível sexual. E não só. Os pacientes com doença periodontal tinham ainda 2.8% maior probabilidade de sofrer de impotência.
Sintomas
- Hemorragias nas gengivas, inchadas e doridas;
- Mau hálito e um gosto desagradável na boca;
- Dores ao mastigar os alimentos.
A Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda que lave os dentes pelo menos duas vezes por dia e use fio dentário.