A carência de vitamina B12 ou de anemia como consequência de falta de ácido fólico no organismo podem propiciar o aparecimento de diversos sintomas, desde dores de cabeça a palidez.
Normalmente, estes sinais desenvolvem-se gradualmente e tendem a piorar quando a condição não é atempadamente diagnosticada ou tratada.
Todavia, há três sinais importantes que deve ter em atenção quando necessita de ir ao WC.
De acordo com a agência norte-americana US National Heart, Lung and Blood Institute, gases, obstipação ou prisão de ventre e diarreia podem ser indicadores de falta de vitamina B12.
Tal deve-se ao facto destas ocorrências estarem associadas ao trato digestivo, que por sua vez pode ser impactado pela falta desta vitamina.
A saúde digestiva do ser humano depende amplamente do ótimo funcionamento do estômago, do intestino grosso e delgado, do cólon e do reto.
Como tal, a carência de vitamina B12 pode afetar o sistema digestivo, que consequentemente influencia o funcionamento do intestino.
Ainda assim, é importante ter em mente que sofrer de flatulência é algo normal e que em média os indivíduos têm gases cerca de 15 vezes por dia.
A obstipação ocorre quando alguém carece de fibras ou fluídos, enquanto que a diarreia geralmente indica a presença de um parasita no estômago.
Todavia, se achar que os seus níveis de flatulência ou ocorrência de prisão de ventre e de diarreia são bastante frequentes deverá então procurar um médico e possivelmente realizar análises ao sangue.