Já deu a toalha que está a utilizar ao seu parceiro? Se sim, saiba que está inadvertidamente a partilhar bactérias presentes em fezes e micoses, alerta um novo estudo holandês.
Aparentemente, os casais passam essas bactérias um ao outro quando optam por utilizar a mesma toalha.
E a pesquisa apurou que sim, a maioria dos casais não hesita em partilhar.
Segundo, o levantamento realizado pelos investigadores cerca de 64% dos indivíduos não se importam de dividir aquele utensílio de higiene.
Entretanto, apenas 36% dos questionados referiram que nunca o faziam.
Após terem sido revelados os dados surpreendentes, os cientistas explicaram o porquê de jamais dever optar por emprestar a toalha de banho seja a quem for.
Sendo que esses tecidos que permanecem quentes e húmidos são um ótimo habitat para a proliferação de bactérias potencialmente infeciosas – desde micoses a infecções por estafilococos.
O Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) sublinha ainda na sua página online, que as toalhas devem ser lavadas frequentemente e a temperaturas elevadas.
“Ao lavar as toalhas com regularidade reduz o risco de transmissão de germes. Pode inclusive utilizar detergentes que incluam lixívia para diminuir ao máximo as chances de transmissão de bactérias”, refere a NHS.