Detoxificação é uma prática que tem como objetivo limpar organismo de toxinas provenientes de produtos químicos utilizados em alimentos industrializados, as quais podem causar desequilíbrios hormonais e metabólicos.
Como ocorre a detoxificação?
A detoxificação inclui nutrientes que limpam o organismo, transformando substâncias tóxicas e insolúveis em solúveis e passíveis de eliminação.
Sintomas de que o corpo necessita de um detox
A nutricionista Patricia Davidson Haiat e a nutricionista Tamara Castro, em declarações à publicação Ativo Saúde, divulgaram os sinais que o corpo manifesta quando tem substâncias nocivas em excesso e, portanto, precisa de um detox:
1. Exaustão;
2. Fadiga;
3. Dores articulares e musculares;
4. Má digestão;
5. Excesso de peso;
6. Dificuldade em perder peso;
7. Língua branca;
8. Gosto metálico na boca;
9. Diminuição ou perda do apetite;
10. Alterações de humor, como ansiedade e depressão;
11. Alteração na cor e odor da urina e das fezes;
12. Alterações na pele, como manchas e acne;
13. Distensão abdominal;
14. Cólicas persistentes;
15. Sensação de estômago pesado;
16. Falta de concentração;
17. Problemas de memória;
18. Doenças respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite.
Como fazer um detox?
Há diversas estratégias, sendo a mais popular denominada detox hepático, na qual é necessário fazer adaptações alimentares, como exclusão de produtos industrializados, café, açúcar, álcool, proteína animal e gordura. Simultaneamente é necessário apostar em receitas funcionais que incluam sopa e sumos detox.
Antes de começar um regime de detoxificação do organismo é absolutamente obrigatório que procure um profissional de nutrição, capaz de avaliar o seu estado de saúde e de lhe traçar um plano detox personalizado.