Esta é a melhor posição para dormir (bem). Especialistas respondem

É um facto que todos desejamos ter uma boa noite de sono, mas e se estiver a dormir na posição errada?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
10/10/2019 10:00 ‧ 10/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Posição para dormir

Dormir na posição errada pode fazer com que, ao acordar, as dores no corpo sejam ainda maiores do que antes do sono. Mas há uma solução: segundo especialistas, para evitar dores nas costas, no pescoço e no corpo como um todo o ideal é dormir de lado.

Dormir de lado com um almofada por baixo da cabeça faz com que a coluna fique naturalmente alinhada e, com as costas retas, a pressão dos músculos alivia. Pelo contrário, noutra posição, os músculos acabam por esforçar-se para apoiar o corpo durante toda a noite.

E o resultado de dormir em posições erradas com a cabeça muito alta ou com a coluna torta não é de todo agradável ou benéfico, contribuindo para dores no pescoço, na região lombar ou problemas no nervo ciático - condições que advêm do mau posicionamento durante o sono.

Além de evitar dores, dormir de lado é ideal para quem sofre de apneia do sono. O distúrbio, que é caracterizado pela interrupção da respiração e por ruídos, pode ser minimizado porque, ao dormir de lado, as vias áreas mantêm-se abertas. Para as grávidas? Dormir de lado tira a pressão da barriga e melhor ainda se dormir do lado esquerdo já que pode potencializar o fluxo de oxigénio para a placenta.

Adicionalmente, repousar de lado, seja direito ou esquerdo, têm inúmeros benefícios, como, segundo várias pesquisas científicas, retardar o aparecimento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas