Dormir na posição errada pode fazer com que, ao acordar, as dores no corpo sejam ainda maiores do que antes do sono. Mas há uma solução: segundo especialistas, para evitar dores nas costas, no pescoço e no corpo como um todo o ideal é dormir de lado.
Dormir de lado com um almofada por baixo da cabeça faz com que a coluna fique naturalmente alinhada e, com as costas retas, a pressão dos músculos alivia. Pelo contrário, noutra posição, os músculos acabam por esforçar-se para apoiar o corpo durante toda a noite.
E o resultado de dormir em posições erradas com a cabeça muito alta ou com a coluna torta não é de todo agradável ou benéfico, contribuindo para dores no pescoço, na região lombar ou problemas no nervo ciático - condições que advêm do mau posicionamento durante o sono.
Além de evitar dores, dormir de lado é ideal para quem sofre de apneia do sono. O distúrbio, que é caracterizado pela interrupção da respiração e por ruídos, pode ser minimizado porque, ao dormir de lado, as vias áreas mantêm-se abertas. Para as grávidas? Dormir de lado tira a pressão da barriga e melhor ainda se dormir do lado esquerdo já que pode potencializar o fluxo de oxigénio para a placenta.
Adicionalmente, repousar de lado, seja direito ou esquerdo, têm inúmeros benefícios, como, segundo várias pesquisas científicas, retardar o aparecimento de doenças como Parkinson e Alzheimer.