Como explica o site Ativo Saúde, nem sempre se forma ou é visível a olho nu uma protuberância, o que significa que deve estar atento a outros sinais e sintomas de hérnia.
O quadro não costuma ser grave, todavia tem de ser tratado cirurgicamente para evitar complicações, visto que não há melhorias espontâneas.
Afinal, como posso saber se tenho uma hérnia?
Quem tem uma hérnia normalmente nota uma protuberância bem localizada e amolecida na pele, que pode surgir em diferentes regiões do corpo, como:
Abdómen: é sinal de hérnia incisional, hérnia umbilical ou hérnia epigástrica.
Virilha: é sinal de hérnia inguinal, neste caso o conteúdo extravasa pelo canal inguinal.
Coxa: quando surge próxima à articulação da coxa com a anca, é chamada de femoral.
Em muitos casos, os sintomas de hérnia podem incluir apenas inchaço, sem dor. Todavia, em outros pode haver desconforto considerável que piora quando se permanece de pé, ao fazer força ou levantar objetos pesados
Há também a hérnia de hiato, na qual o estômago empurra o músculo do diafragma, que não se externaliza, mas gera sintomas desagradáveis, como dor no peito, refluxo e tosse.
O que fazer?
Se suspeita que tem uma hérnia não hesite em consultar um médico. Após identificada, será avaliada a necessidade de cirurgia, a qual é quase sempre absoluta para evitar complicações passíveis de morte, como obstrução intestinal e estrangulamento.