Uma pesquisa realizada pela Hayes e Jarvis, empresa de marketing de mercado, revela que Dublin, na Irlanda, é a capital com o maior número de restaurantes vegans em 2019. Com base em dados do site TripAdvisor, a cidade tem a maior presença de estabelecimentos culinários com esse perfil das 50 cidades mais visitadas do mundo.
De acordo com o levantamento, 21,2% dos restaurantes oferecem produtos à base de vegetais como opções no menu ou são completamente vegans.
Na Irlanda, o veganismo registou um aumento considerável. A venda de leite de origem vegetal aumentou significativamente no início do ano após uma campanha governamental que apelou à adoção de uma alimentação sem produtos de origem animal por 31 dias no mês de janeiro, o chamado 'Veganuary'.
O fundador da startup irlandesa FIID, Shane Ryan, afirma que não está surpreso com os dados da pesquisa. "Dublin é uma cidade jovem, com 120 mil estudantes universitários e conta com milhares de jovens de todo o mundo atraídos por empregos bem remunerados. Os dados mostram que a tendência por alimentos à base de vegetais é amplamente impulsionada pelos millennials e pela geração Z", disse em entrevista ao Vegconomist.