"Emoção, história e legado". É assim que Domingos Alves de Sousa, patriarca da família guardiã do terroir de excelência da Quinta da Gaivosa, descreve a centenária Vinha de Lordelo. Símbolo da resistência ideológica às tendências de replantação da região, esta vinha foi protegida durante mais de um século, guardando no seu interior uma impressionante coleção de mais de 30 castas autóctones.
Com uma minúscula produção (um pequeno cacho por videira), a Vinha de Lordelo expressa, na sua forma elementar, as várias nuances e particularidades do terroir onde se insere. No vinho imprime uma inigualável riqueza aromática, elevada frescura e enorme complexidade, características potenciadas apenas pela qualidade do ano de colheita.
A pureza da fruta, a estrutura sólida e a profunda elegância das uvas comprovaram o elevado potencial da colheita de 2016 para a produção de grandes vinhos do Douro e do Porto na família Alves de Sousa. Não houve, portanto, dúvidas na hora de decidir que este seria também ano de lançamento do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2016, um excecional exemplar de um ano clássico para a região.
© Quinta da Gaivosa
Com 22 meses de estágio em barricas de carvalho francês (50% em barricas novas e 50% em barricas de 2º ano), apresenta uma cor rubi profunda, com um nariz a sugerir notas muito finas de violetas, grafite, chocolate negro, hortelã pimenta e ameixas pretas. Profundo e complexo, mas sempre com uma agradável frescura, na boca mostra a sua elegância, revelando frutos silvestres, alcaçuz e especiarias. Envolvente e denso, termina numa agradável harmonia e notável equilíbrio.
À semelhança dos seus antecessores, a nova colheita do Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo promete longa vida em garrafa, prevendo-se uma excelente evolução durante os próximos 20 a 25 anos. Esta exclusiva edição já se encontra disponível no mercado português, com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.