Legumes e frutas congelados têm menos nutrientes do que os frescos?

Um estudo afirma que as diferenças nutricionais entre produtos frescos e congelados são poucas e em alguns casos os produtos refrigerados preservam até mais nutrientes.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
22/10/2019 09:08 ‧ 22/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentos congelados

Os produtos congelados são, por norma, mais baratos e estão disponíveis todo o ano. E, ao contrário do que é comum pensar, muitas vezes têm mais propriedades que os produtos frescos porque o congelamento impede o processo de apodrecimento.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comparou oito frutas e legumes, frescos e congelados, e analisou os seus benefícios nutricionais. Em alguns casos, as propriedades eram mais altas nos produtos congelados. Como foi o caso de vitamina C em milho, feijão verde e mirtilos e riboflavina (vitamina B) em brócolos.

Já numa outra pesquisa, os investigadores analisaram os níveis de minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro e não encontraram grandes diferenças entre os alimentos naturais e congelados.

A grande maioria das frutas e legumes são compostos por 70 a 90% de água. Uma vez colhidos, rapidamente perdem a humidade e são atacados por micróbios e enzimas. Se estes alimentos forem conservados num congelador, os cristais de gelo não danificam células nem alteram o sabor da comida.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas