Os produtos congelados são, por norma, mais baratos e estão disponíveis todo o ano. E, ao contrário do que é comum pensar, muitas vezes têm mais propriedades que os produtos frescos porque o congelamento impede o processo de apodrecimento.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comparou oito frutas e legumes, frescos e congelados, e analisou os seus benefícios nutricionais. Em alguns casos, as propriedades eram mais altas nos produtos congelados. Como foi o caso de vitamina C em milho, feijão verde e mirtilos e riboflavina (vitamina B) em brócolos.
Já numa outra pesquisa, os investigadores analisaram os níveis de minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro e não encontraram grandes diferenças entre os alimentos naturais e congelados.
A grande maioria das frutas e legumes são compostos por 70 a 90% de água. Uma vez colhidos, rapidamente perdem a humidade e são atacados por micróbios e enzimas. Se estes alimentos forem conservados num congelador, os cristais de gelo não danificam células nem alteram o sabor da comida.