Bons sonhos. O hábito simples que vai ajudá-lo a adormecer mais rápido

Quando se for deitar, reserve cinco minutos do seu tempo para experimentar esta técnica sugerida por investigadores norte-americanos.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
28/10/2019 22:03 ‧ 28/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Dormir bem

Farta-se de dar voltas na cama até finalmente conseguir adormecer? Não desespere. Uma equipa de investigadores da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, tem uma sugestão para ajudar o sono a chegar mais cedo: reservar cinco minutos para escrever as coisas que deseja fazer nos próximos dias.

Num comunicado publicado no site da universidade, Michael Scullin, principal autor da pesquisa, comentou que, nos dias de hoje, essa lista de tarefas só tende a aumentar – e aquilo que deixamos de realizar tende a causar-nos preocupação justamente quando deitamos a cabeça na almofada. Por isso, o professor quis verificar se o ato de escrever essas informações (em vez de apenas pensar nelas) poderia amenizar a dificuldade em adormecer.

Scullin e uma equipa de investigadores recrutaram 57 universitários para passarem uma noite no laboratório da faculdade. Enquanto uma parte foi incentivada a escrever tudo aquilo que devia lembrar-se de fazer nos próximos dias, o outro grupo anotava as tarefas que havia completado nos dias anteriores.

Os especialistas esperavam um de dois resultados: registar sobre o futuro poderia aumentar a ansiedade em relação às tarefas não concluídas e, assim, prejudicar o sono, ou essa atividade ajudaria a descarregar tais pensamentos, facilitando o descanso.

E os dados apurados revelaram que a segunda hipótese prevaleceu. Quem escreveu acerca dos planos para o futuro conseguiu dormir, em média, nove minutos mais cedo, um valor considerado significativo pelos académicos.

“Solucionámos adultos jovens e saudáveis, então não sabemos se esses resultados podem se generalizados para pacientes com insónias. Apesar disso, atividades de escrita já foram reconhecidas por ajudar esses pacientes”, apontou Scullin.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas