Não coma fruta parcialmente podre, alerta OMS

É comum cortar a área podre de uma fruta ou de um vegetal e comer o resto, mas a Organização Mundial de Saúde chama a atenção para o perigo dos bolores e micotoxinas.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
12/11/2019 11:00 ‧ 12/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Alimentação e Saúde

Na tentativa de evitar o desperdício alimentar, muitas pessoas optam por retirar a parte podre dos alimentos e consumir o resto. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que certos alimentos que parecem parcialmente podres, estarão podres. 

Assim, o conselho é para que se desfaça, na totalidade, de peças de fruta ou alguns alimentos quando estes estão visivelmente podres.

O perigo advém de micotoxinas e fungos que penetram nos produtos alimentares. Quando uma maçã, por exemplo, parece ter uma mancha de podridão, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto porque as micotoxinas ter-se-ão já espalhado pelo resto do fruto. O mesmo acontece com os bolores visíveis na fruta.

Ainda assim, esta regra apenas se aplica a frutos húmidos e de texturas suaves, nos quais as micotoxinas penetram mais facilmente, como as carnes cruas ou cozinhadas, a maioria das frutas, os iogurtes, as natas, o pão ou as frutas e vegetais moles.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas