O potássio é um mineral essencial para a vida humana. Por ter uma ação ativa na saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, o potássio é um dos protagonistas na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda um dos principais impulsionadores de uma melhor saúde mental.
Este mineral é ainda responsável por manter a regulação do organismo, mas também ajuda a controlar o peso. Aliviar as dores, combater o stress e ansiedade, equilibrar os níveis de fluidos e estimular o uso de cálcio são outras das suas funções.
Para quem pensa na banana como a principal fonte de potássio, engana-se. Apesar da fruta ser um dos alimentos com maior teor do mineral (422 mg por unidade média), alimentos como a batata doce também são uma excelente fonte de potássio (uma vez que uma unidade de tamanho médio oferece 542 mg deste mineral, cerca de 12% da dose diária recomendada - que é de 4,700 mg por adulto saudável), segundo a revista Prevention.
Já a batata tradicional oferece 941 mg de potássio e o molho de tomate (preferencialmente caseiro) equivale a 728 mg (quantidade por chávena).
No leque de alimentos com mais potássio do que a banana estão ainda a melancia (641 mg em duas fatias), espinafres congelados (540 mg por chávena), a beterraba (518 mg por chávena) e o feijão preto (739 mg por chávena). O atum em lata, por sua vez, oferece 487 mg e o edamame cerca de 676 mg por xícara.
A abóbora-manteiga é também uma excelente fonte de potássio, bastando uma chávena deste alimento para oferecer 582 mg do mineral. Para quem pretende comer um snack saudável e com bons níveis de potássio, o iogurte é uma ótima opção, uma vez que a versão natural sem açúcar e sem sabores contém 573 mg de potássio.
E qual a melhor fonte de potássio de todas? O feijão branco. Segundo a publicação uma simples chávena desta leguminosa cozida oferece nada mais, nada menos do que 1,189 mg do mineral.