Estamos no mês de novembro, altura do ano que no Reino Unido é sinónimo da campanha de sensibilização para a saúde dos homens 'Movember'. A ação tem o intuito de chamar a atenção para doenças como o cancro da próstata e dos testículos, assim como para patologias do foro mental e prevenção do suicídio.
A organização pretende ainda lembrar os homens da importância de procederem a autoexames para detetar sinais precoces de tumores, de modo a aumentar as chances de sobrevivência.
Anne-Cecile Berthier, diretora nacional da Movember’s UK, disse ao jornal The Sun: "o cancro testicular tem uma taxa de sobrevivência de 95%, mas é vital que os homens aprendam a identificar os possíveis sintomas que surjam antes da progressão da doença para um estado mais grave e ainda tantas vezes fatal".
"Se notar alguma alteração no formato ou tamanho de uma parte do corpo, um caroço que não existia antes, ou que seja doloroso ao toque, é extremamente importante que consulte um médico", alerta Berthier.
Acrescentando: "não há motivo para entrar em pânico, mas deverá procurar um especialista o mais rapidamente possível. Quando se trata de cancro da próstata o diagnóstico precoce é fundamental".
"Nem todos os indivíduos experienciam sintomas, e muitas vezes, os sintomas de cancro da próstata são detetados por um médico ao conduzir exames de rotina", explica a especialista.
Tendo isto em mente Anne-Cecile Berthier, partilhou com o The Sun os dez sinais de alarme que todos os homens têm de ter em atenção:
- Problemas em urinar (desde incontinência, dor, dificuldade em urinar mesmo quando sentem vontade e acordar muitas vezes à noite para fazer xixi);
- O aparecimento de caroços nos testículos;
- Sangue nas fezes ou na urina;
- Alterações no pénis (sobretudo na cor ou na textura da pele, tornando-se mais grossa e áspera);
- Caroços nas mamas e mamilos invertidos (sim, o cancro da mama também aflige os homens);
- Tosse excessiva por mais de três ou quatro semanas;
- Azia constante;
- Perda de peso súbita e inexplicável;
- Cansaço extremo crónico, sem motivo aparente;
- Alterações em sinais existentes (formação de crostas, deitar liquído, mudanças no tamanho, formato e cor.