Fruta descascada, cortada e embalada é comummente encontrada nas prateleiras dos supermercados, e apresenta-se como uma excelente opção - prática e saudável. Mas, será que faz verdadeiramente bem à saúde?
Especialistas afirmam que nem por isso, revela o portal UOL. "Quanto mais tempo passa desde que a fruta é cortada e embalada, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C", diz a nutricionista Paula Castilho, em entrevista ao site. Por esta razão, aconselha comer a comer a fruta assim que a descasca.
Já para o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como 'Dr. Bactéria', há uma outra agravante relativamente à fruta descascada e embalada: "Tudo o que gera manipulação gera bactérias". Entre as doenças que podem ser adquiridas com frutas pré-manipuladas estão a diarreia e salmonella.
O biomédico ainda indica como lavar bem a fruta:
1. Deixe no frigorífico por duas horas, pelo menos.
2. Lave em água corrente uma por uma.
3. Em 1 litro de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, deixe a fruta imersa por 20 minutos. Depois, lave novamente.
4. Passe a fruta numa outra solução de duas colheres de sopa de vinagre branco por litro de água e depois seque. Desta forma é possível retirar 90% dos agrotóxicos que estão na superfície.
5. Pegue em 1 litro de água e coloque duas colheres de sopa de água oxigenada. Deixe a fruta nesta solução por 10 minutos.
6. Enxague de novo. Agora sim a fruta estará livre de bactérias.