É sabido que adotar um animal de estimação, como o cão ou ou gato, ajuda a combater a solidão. Não restam dúvidas de que são excelentes companheiros do ser humano, mas a ciência já comprovou que a convivência com gatos pode ter, também, múltiplos benefícios para a saúde.
1. Reduzem risco de ataque cardíaco
Quem tem um gato em casa tem 30% menos risco de sofrer um ataque cardíaco, dizem investigadores da Universidade de Minnesota, que acreditam que estes animais são relaxantes e aliviam o stress, um dos principais fatores de risco dos problemas cardiovasculares.
2. Melhoram o sistema imunitário
Outro estudo comprova que as pessoas que têm gatos (ou cães) geralmente apresentam um melhor sistema imunitário do que aqueles que não têm, além de que visitam menos vezes o médico.
3. Combatem alergias
Pessoas que convivem com gatos e cães desde muito cedo têm uma menor probabilidade de ter problemas alérgicos, afirma estudo da Universidade de Gothenburg, Suécia.
4. Baixam a tensão arterial
Os resultados de um estudo científico publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease mostra que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controlo da tensão arterial.
5. O ronronar dos gatos ajuda a curar ossos, tendões e músculos
Segundo Leslie A. Lyons, professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, o ronronar dos gatos tem uma capacidade terapêutica em ossos e músculos de humanos. De acordo com a mesma, a frequência de vibrações dos ruídos emitidos por estes animais ao ronronar é profundamente regeneradora ao nível celular.
Leia Também: Afinal, os cães e os gatos realmente não se suportam? A ciência responde